quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Mito da Caverna e as sombras da Besta vermelha!!

O Mito da Caverna e as sombras da Besta vermelha!!

O Mito da Caverna, da República de Platão é uma das alegorias mais importantes da história da filosofia. O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações, tecendo argumentos os mais complexos.

Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.

Somos como prisioneiros do que querem que pensemos, pensamos apenas dentro de parâmetros pré estabelecidos pela grande mídia a serviço de um poder que já não respeita fronteiras (veja FORO DE SÃO PAULO). Li um livro da matéria de filosofia para o ensino médio de meu filho onde a maioria das idéias citadas são de filósofos esquerdistas, as escolas e as universidades em nosso país viraram "think tanks" comunistas. Estamos desapercebidos do risco iminente. O brasileiro médio parece o próprio homem massa de Gasset, acomodado com o que é, e quando se incomoda golpeia apenas as sombras. Estamos acostumados com os grilhões, tão acostumados que quando alguém diz que podemos nos libertar é taxado de louco, achincalhado em sua honra e até ameaçado de morte em nome da liberdade de ser escravo dos vícios. As projeções são o que querem que vejamos: Caos social, fabricado por este governo, exigindo reformas políticas (que perpetuem estes comunistas no poder é claro!) Cristãos recebem vários rótulos como, de fundamentalistas, homofóbicos, divididos, gananciosos, nos empurram o aborto, o "feminismo de Kinder Ovo", militância de todas as minorias, polêmicas para dividir o povo enfraquecendo as instituições desde a família ao legislativo, judiciário, tudo que represente democracia e valores judaico-cristãos! Citando Goethe, "ler é a arte de desfazer nós cegos", citando
Jesus, a verdade liberta! Desligue a televisão, abra a bíblia, abra Ortega y Gasset, abra John Piper, abra Augustos Nicodemus, abra Pe Paulo Ricardo, abra C. S. Lewis, abra Tomás de Aquino, Abra Sto Agostinho, Olavo de Carvalho, abra Júlio Severo, abra George Orwel principalmente 1984, abra Aldous Huxley, principalmente Admirável Mundo Novo, abra tantos outros, desligue a utopia do socialismo mãe das maiores bestas bebedoras de sangue da história da humanidade, você já ouviu falar de Holodomor? O verdadeiro socialismo só Deus pode realizar e não o estado e seu partido religião. Deus o realizará nos céus, na terra os homens devem tratar com igualdade os iguais e desigualmente os desiguais a medida em que se desigualem, abra sua mente, quebre os grilhões, saia da caverna!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário